sexta-feira, 24 de julho de 2009

Alimentação

Consulte sempre um nutricionista.

Cada organismo reage de uma forma. Eu particularmente não como carne e não utilizo suplementos alimentares tipo "bombex".
Uma frase que escutei e achei interessante: No café da manhã coma como um Rei, almoce como um Príncipe e jante como um mendigo.

Pela manhã costumo fazer uma vitamina com no mínimo quatro frutas com cores variadas (cada cor praticamente representa um tipo de vitamina), algum cereal e mel. Como algum carboidrato e algum derivado de leite.

No almoço como uma salada com no mínimo quatro tipos de legumes com cores variadas (para ingerir vitaminas diferentes) e algum carboidrato. Bebo um suco.

No jantar prefiro comer sanduíches ou pizza. Bebo outro suco.

Durante as refeições e antes dos treinos como alguma fruta.

Deixo registrado um resumo da alimentação que utilizo durante os treinos e competições.

Short Triathlon:
Na metade do percurso de ciclismo me alimento com um gel de carboidrato. No ciclismo bebo algum isotônico e na corrida bebo água.

Triathlon Olímpico:
Ao sair da água me alimento com um gel de carboidrado, na metade do percurso de ciclismo me alimento com uma fruta seca e ao final do ciclismo mais um gel de carboidrato. Geralmente no 7km da corrida utilizo outro gel. Durante o ciclismo e a corrida bebo isotônico e água.

1/2 Ironman e Ironman:
Saindo da água me alimento com um gel de carboidrato. Durante o ciclismo a cada 20' ou 30' vou variando entre um gel, uma fruta seca, uma barra de proteína, algo salgado (pão, semente de abóbora,...) e algum alimento fornecido pela organização. No mesmo intervalo de tempo bebo água ou isotônico.

Hidratação

Uma correta hidratação para quem pratica esportes é essencial. Deve-se beber líquidos mesmo sem sentir sede, pois sentir sede já é sinal de desidratação.
Uma pessoa ao nível do mar, deve beber no mínimo 2 litros de água se não estiver se exercitando.
A cada 1000 metros que se sobe do nível do mar, deve-se beber mais um litro
de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário