sexta-feira, 24 de julho de 2009

História do Triathlon

Etimologicamente “athlon” significa combate, daí o nome triathlon; três combates (natação, ciclismo e pedestrianismo).
Na região da Grécia, em Lemmos,surgiu o principio do Triathlon. Tudo começou quando Jasão, cansado de ver seu amigo Peleu, um excelente atleta, perder todas as provas de modalidades específicas, instituiu uma competição chamado Pentathlon. Essa competição consistia de cinco provas: Arremesso de disco, arremesso do martelo, corrida, salto em distância e luta. Peleu venceu a prova e foi coroado o primeiro atleta completo.
Em San Diego no ano de 1974 num clube de atletismo que, ao dar férias para seus atletas, passava uma planilha de treinamentos que constava principalmente de exercícios de natação e ciclismo para que os atletas descansassem um pouco dos treinos e competições de atletismo. Ao voltarem das férias, os treinadores faziam um teste com seus atletas, para saberem se eles tinham cumprido a planilha de treinamento. Estes atletas teriam que nadar 500 metros na piscina do clube, pedalar 12 km em um condomínio fechado existente ao lado do clube e finalmente corriam 5 km na pista de atletismo. Os atletas gostaram tanto da brincadeira que pediram para os treinadores repetirem a dose nas férias seguintes.
O ironman surgiu no Havaí. O ironman nasceu como uma aposta louca para se conhecer os limites da resistência humana, até então aceitável eram os 42,195 Km da lendária maratona do grego Feidípides. Tudo começou em torno das canecas cheias de cerveja na Brasserie primo Brewery, Honolulu. Capital do Estado do Havaí, que fica na Ilha de Oahu. Era uma dezena de marinheiros com idades variando entre 30 e 40 anos, afogando na cerveja a amargura de uma derrota numa corrida de revezamento super rápida, em que haviam sido batidos por jovens mariners. Inconformados com a derrota, eles se perguntavam como poderiam provar que eles eram mais resistentes e ainda capazes de ganhar dos mais jovens. Qual a prova havaiana que representava o maior desafio? Seriam os 3.800 metros de natação da tradicional Waikiki Rough Water Swim ? Ou 180 Km de ciclismo da famosa Around the Island Bike Race? Ou ainda os intermináveis 42,195 Km da maratona de Honolulu?
Um capitão da marinha, de 42 anos, John Collins, levantou-se e lançou o desafio: A prova mais dura seria aquela que englobasse as três provas mais difíceis da ilha juntas e no mesmo dia. Todo mundo riu, no que ele completou: “Conheço 11 pessoas que conseguiriam ir até o fim“. A idéia fez seu caminho e alguns meses depois daquele fim de tarde de Outubro de 1977, mais precisamente no dia 18 de Fevereiro de 1978, 15 homens, na sua maioria corredores ou nadadores se apresentaram para a largada do primeiro ironman da história. Eles não podiam imaginar que estavam escrevendo uma página importante, a primeira, aliás, da história de um novo esporte que em poucos anos iria se difundir pelo mundo inteiro e conquistar milhões de adeptos.
Um motorista de táxi de Honolulu, John Haller, foi o primeiro “homem de ferro” a completar a prova com o tempo de 11 horas 46 minutos e 58 segundos. Dos 15 que largaram em Waikiki Beach, 12 completaram. A prova que ninguém acreditava possível havia encontrado seu nome e seu primeiro herói. Em 1982 a quinta edição da prova ganhou patrocinador, a cerveja Bud Light. Ela ganhou dimensões e hoje apenas 1.500 atletas podem participar sendo a única prova do mundo a ter uma seletiva. O ironman é um sucesso de público e critica, o maior “Best-Seller” do triathlon, a prova referência como modelo de organização, alegria e distância.
E foi exatamente por causa do ironman, e não poderia ser outra maneira, que surgiram os primeiros triathletas tupiniquins e depois deles as primeiras provas.
A primeira prova de triathlon no Brasil não foi bem um triathlon. Foi algo mais para “La Course Des Débrouillards” dos anos 40 na França, do que para o ironman havaiano. Tudo aconteceu em 7 de Fevereiro de 1982, como uma espécie de gincana, batizada de “Corrida Alegre 82”, mas cujo subtítulo acabou ficando consagrado, principalmente pela imprensa: O primeiro triathlon do Rio de Janeiro.
As distâncias e a ordem da etapas eram para os padrões atuais no mínimo esdrúxulas. Começava-se nadando 950 metros, depois calçava-se os tênis e ia-se correndo 7,5 Km e por último pedalava-se 15 Km.
No dia 14 de Maio de 1983 os brasileiros iriam finalmente conhecer um triathlon de verdade, na ordem certa e com distâncias proporcionais: 1.000 metros de natação, 43 Km de ciclismo e 11 Km de corrida. O local escolhido foi novamente o Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro.
As distância mais usadas nas competições de triathlon são:

Ultraman.
10 km natação
421 km ciclismo
84 km corrida

Ironman - Precursora do esporte a nível mundial.
3.800 m de natação
180 Km de ciclismo
42,195 Km de corrida

Meio Ironman - Usado em seletivas para o ironman.
1.900 m de natação
90 Km de ciclismo
21 Km de corrida

Olímpico - Medida padronizada mundialmente para o ingresso do triathlon nas olimpíadas de 2000.
1.500 m de natação
40 Km de ciclismo
10 Km de corrida

Short - Criada com intuito de facilitar a massificação do triathlon no Brasil.
750 m de natação
20 Km de ciclismo
5 Km de corrida

Iron Kids - Criada especificamente para a criançada.
100 m a 400 m de natação
1,5 Km a 3 Km de ciclismo
400 m a 800 m de corrida
Existem competições de Biathlon (natação e corrida), Duathlon (corrida e ciclismo) e Aquathlon (corrida e natação).

Um comentário:

  1. E ai campeao, achei seu facebook? veja a minha foto, depois me fala, fuiiiii

    ResponderExcluir