sexta-feira, 24 de julho de 2009

Ganhar um ironman é muito bom

Depois de um ano sem animo para atualizar minha pagina com novas noticias, volto a dar ótima noticias. Antes vou explicar porque não tive animo de voltar a escrever. No Ironman de Florianópolis de 2003 perdi a vaga do Havaí porque um atleta cortou o percurso de natação e não foi desclassificado pela organização. Com este grande detalhe este atleta acabou fazendo sua única prova com ótimo tempo em ironman e acabou ficando em oitavo na sua categoria que era a mesma que a minha. Eu cheguei logo atrás deste atleta. Como eram oito vagas para o Havaí acabei ficando sem vaga. Estava conformado até verificar que este atleta havia feito uma natação fora do normal em ironman, inclusive nadando melhor que todos os profissionais sendo que este nunca teve boa natação. Seu currículo em triathlon estava registrado isto. Solicitei para a organização verificar este fato, porem não assumiram o erro. Fiquei chateado por não conquistado o que era meu por direito e esforço e um atleta que não mereceu a vaga ficou com ela. Fiquei sem motivação para escrever e competir em muitas provas. Com estas mudanças resolvi competir no ½ ironman de Fortaleza que seria em abril de 2004 e tentar correr um ironman nas Ilhas Canárias. Como inicio de temporada optei por correr o Triathlon Internacional de Santos que ocorreu em fevereiro de 2004 e terminei em terceiro lugar em boa disputa. Em Abril corri o ½ de Fortaleza e obtive ótimo resultado ficando em oitavo na elite e campeão geral amador e na minha categoria. Por falta de patrocínio tive que optar por correr novamente o Ironman de Florianópolis. Senti muito frio durante a prova e sentia que meu corpo não estava disposto a fazer muito esforço e estava sem velocidade. Terminei o ironman, porém obtendo meu pior tempo. Fiquei desmotivado. Fiquei treinando apenas para manter o preparo e por gosto ao esporte. Sem objetivo resolvi correr umas provas de apenas pedestrianismo no local aonde trabalho e acabei faturando todas. No final do ano descobri que haveria um ironman com medidas oficiais novamente em Fortaleza. Adorei a idéia e o local, pois seria uma competição quente como gosto. Treinei para isto. Chegando o dia da competição ainda não tinha certeza se iria por não ter patrocínio. Como já havia treinado resolvi fazer os últimos esforços para conseguir ir e deu certo. Foi uma prova excepcional. Contarei com detalhes:
Chegou quinta feira antes da competição e havia conseguido tudo de última hora para ir até Fortaleza. Estava em dúvida se não havia passado do ponto para a competição e se havia feito o treinamento com a qualidade que queria. Resolvi treinar especifico somente oito semanas para não ficar de saco cheio. Resolvi contar novamente com a experiência de oito iron nas costas. Cheguei em Fortal, montei a bike e resolvi dar um giro para ver se estava tudo certo. Estava tudo certo, mas o pessoal de Fortal dirige muito nervoso e quase fui atropelado logo de cara. Na véspera de competição fui ao simpósio e conhecia apenas um atleta. Farei minha prova e não me importarei com os outros. Antes de fazer a inscrição queria saber quem iria correr porque teria troféu até o quinto no geral e como havia ficado em oitavo no ½ iron tive uma certa pretensão que poderia tentar ficar em quinto. Tirei este pensamento da cabeça e o negócio era fazer minha prova. Soube após a competição que os atletas já me conheciam pelo meu resultado do ½ iron e já haviam falado que seria um candidato a brigar pelo quinto lugar. Havia dois candidatos para ficar com o primeiro lugar. Somente vim conhecer quem eram quando a prova acabou. As 06:00h foi dado a largada na lagoa do banana em Cumbuco – Fortaleza. Depois de algumas braçadas percebi que um atleta estava sempre no mesmo ritmo que eu. Resolvi ficar nadando na sua esteira para poupar energia. Deu tudo certo. Apenas durante um momento este atleta errou o caminho porque o sol estava na cara e acabei indo em direção errada junto com ele. Perdemos pouco tempo e seguimos o caminho. Sai da água respectivamente bem dentro do meu ritmo de natação e sai para pedalar. Não sabia em que colocação estava porque os atletas que estavam fazendo a distância de ½ iron já estavam pedalando. Estava com dores nas costas e meio desanimado. Quando entrei na terceira volta de ciclismo me informaram que eu estava em terceiro e a cinco minutos do líder. Aquilo me deu novamente animo e resolvi crescer na competição. Quase no final da terceira volta comecei a liderar a prova. O atleta que estava em segundo não deixou barato e foi para a ponta. Não fiquei preocupado e mantive este no visual e fomos para a quarta e última volta de ciclismo. A cada volta do ciclismo havia uma pernada de 20km com vento forte. A cada volta o vento estava mais forte e a previsão era ter ventos de 24km/h. Comecei a ter fortes câimbras nas cochas e tive que manter um giro bom sem fazer força para não travar tudo. Na metade da última volta, mesmo mantendo apenas giro forte, alcancei o líder que estava muito cansado e passei a liderar novamente. Estava com o vento forte na cara e mantive o ritmo. Faltando 13km para terminar coloquei um ritmo firme no pedal e comecei a observar quem estava trás, pois eu estava no sentido de retorno à área de transição e eles ainda estavam indo. Percebi que havia aumentado a distância do segundo e terceiro lugar. Terminei o ciclismo como líder e ao descer da bike tiver uma forte câimbra na cocha. Mantive a calma e esperei a perna relaxar. Consegui prosseguir dentro da área de transição, mas tive câimbra nas panturrilhas para colocar o tênis. Com calma e relaxado sai para correr me sentindo bem e com as pernas soltas mesmo após as câimbras. No inicio da corrida percebi que estava mais ou menos um quilômetro na frente do segundo colocado e os outros vinham um pouco mais atrás. Corri 3km e entrei para correr em uma estrada aonde estava calculado uma temperatura de 40 graus e não havia uma sombra. Comecei a sentir a temperatura do corpo subir muito. Era uma hora da tarde e o sol estava muito forte. Tentava manter um ritmo bom para não perder muito a diferença que havia colocado dos outros atletas. Estava muito difícil e precisava de gelo para baixar a temperatura do corpo. Podia ver o posto de abastecimento no final da subida e estava a quase 2km de distância. Parecia uma eternidade. Consegui chegar ao posto e refresquei o corpo como pude. Muita água, cuidado com alimentação, e sempre olhando o relógio para manter o ritmo e não esquecer de me hidratar e alimentar. Perto do 15km um staff falou que eu estava bem e que o segundo vinha um pouco mais rápido que eu, mas estava distante uns dez minutos. Os outros atletas não apresentavam risco. Um carro passou e falou que quem iria ganhar era o cearense que vinha atrás. Sabia que ainda havia muita prova e muita coisa podia mudar. Mantive a calma, tinha experiência neste tipo de prova e já havia corrido em provas quentes. Concentração e mantive o ritmo. Bolhas sendo sentidas dentro do tênis. Dou uma parada para acertar a meia de forma mais confortável e sigo em frente. No km 30 sou informado que o segundo esta 1.4km atrás de mim. Os outros atletas também estavam sendo informados das distâncias entre eles e do líder. Sabia que o ritmo teria que ser aumentado e a hora estava chegando. Estava bem porem com as pernas bem sensíveis a terem câimbras. Fui aumenta um pouco a velocidade e queria chegar quando tivesse 5km para terminar a maratona com cinco minutos na frente do segundo assim se eu tivesse correndo fraco e ele forte iríamos chegar quase juntos, porém estaria mais descansado para dar um arranque final. Faltando 5km para terminar me avisaram que ele estava com menos de três minutos de diferença. Estava me sentindo bem e comecei a correr forte. A esta altura já estava entrando na beira mar, moto parando transito, sirene tocando, pessoas parando para assistir e aplaudir, eu era o líder do primeiro ironman de Fortaleza e não iria vender barato o primeiro lugar. Aumentava o ritmo consciente para não fazer bobeira e travar a perna. Faltava 2km para terminar a competição e o segundo estava dois minutos atrás. Todos aplaudiam e falavam que já era o campeão. Corria firme e consciente para a vitória. Muita emoção e cumprimentos. Finalmente após 10:39’ de competição com muito vento e calor avistava o tapete vermelho e a faixa de chegada. Eu era o cara. Eu era o líder. Eu sou o campeão do primeiro Triathlon Longão Cabra da Peste e Mulher Guerreira de Fortaleza 2004. Obrigado ao meu staff que me acompanhou durante a corrida me dando todo apoio que pedi, ao povo de Fortaleza que esta sempre alegre e receptivo e aos novos amigos atletas que sorriram com muito orgulho com minha vitória. Estão todos de parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário